I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação

Papers Proceedings »

SATISFAÇÃO COM A VIDA DOS ALUNOS DA PROVÍNCIA DE BENGUELA (ANGOLA)

Final Paper
View File
doc
138KB

Enquadramento Conceptual: O bem-estar está relacionado com a satisfação com a vida. Contudo, pode-se dizer que existe uma relação positiva entre a percepção do apoio parental e a satisfação com a vida na adolescência. Por conseguinte, os estudantes com maior nível de satisfação vital também referem ter sentimentos mais conectados com a escola, e, um alto nível de apoio social está associado com a alta percepção de bem-estar. Adicionalmente, sabe-se que o apoio social e a autoestima podem ajudar os adolescentes a incrementar o seu bem-estar subjectivo. Portanto, é importante aumentar a compreensão da satisfação com a vida nos adolescentes porque permite aos investigadores relacionar o bem-estar com as características relevantes do desenvolvimento tal como o ajuste social e a implicação escolar. Objetivos: (1) Analisar as relações entre a auto-estima, o apoio social e a satisfação com a vida dos adolescentes; (2) Predizer a satisfação com a vida dos adolescentes partindo da sua auto-estima e do apoio social; (3) Analisar o papel da escola na promoção da satisfação com a vida dos alunos. Hipótesis: (a) A auto-estima relaciona-se positivamente com o apoio social dos adolescentes; (b) O apoio social e a auto-estima são preditores da satisfação com a vida dos adolescentes. Metodologia: Quantitativa e transversal. Participaram 840 adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, pertencentes a várias escolas da província de Benguela (Angola), que responderam as versões portuguesas de três instrumentos a medir como a auto-estima, apoio social e satisfação com a vida. Depois de desenvolver as Análises Factoriais Confirmatórias (CFAs) para determinar a adequação dos instrumentos a amostra estudada, calculou-se as correlações bivariadas e as provas de regressão linear múltipla para predizer a satisfação com a vida dos alunos. Resultados e conclusão: Cabe destacar que as variáveis com maior capacidade para predizer a satisfação com a vida dos alunos em Benguela foi o apoio social da família e a auto-estima. Estes resultados são considerados ponto de partida para sugerir a escola formas de actuação a favor da incrementação do bem-estar-subjectivo dos alunos.

Author(s):

Isabel Maria Romero Fernandez de Carvalho    
Departamento: de Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Universidade Katyavala Bwila. Benguela
Angola

Desde 1984 professora do ensino geral na província de Luanda. Actualmente docente de psicologia social, metodologia e prática docente no departamento de ciências da educação do ISCED/ Benguela da Universidade Katyavala Bwila. Principais linhas de investigação: A problemática da adolescência e o consumo de drogas no contexto familiar e escolar; A importância dos apoios ao deficiente visual e o rendimento escolar.

José Marcos Barrica    
Departamento: de Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Universidade Agostinho Neto. Luanda
Angola

Desde 1981 professor do ensino geral no Lubango, Angola; professor de Psicologia Geral e Psicologia Social nos cursos pré-universitário e universitário. É docente vinculado ao departamento de ciências da educação do ISCED/Luanda da Universidade Agostinho Neto e professor honorário do ISCE de Lisboa/Portugal.
Principais linhas de investigação: Motivações dos jovens e adolescentes no contexto escolar e familiar; resiliência.

Melchor Gutiérrez    
Dpto. de Psicología Evolutiva y de la Educación. Universidad de Valencia
Spain

Profesor de Educación General Básica y Dr. en Psicología. Actualmente imparte docencia en la Facultad de Magisterio y en la Facultad de Ciencias de la Educación Física y el Deporte de la Universidad de Valencia (España). Principales líneas de investigación: Socialización infantil y juvenil en el contexto familiar y escolar.

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2012 Zakon Group LLC