I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação

Papers Proceedings »

ATITUDES ANTE O CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS ADICTIVAS DOS ADOLESCENTES DE LUANDA (ANGOLA): PROPOSTAS DE PREVENÇÃO NA ESCOLA

Final Paper
View File
doc
136KB

Enquadramento Conceptual: O abuso no consumo de álcool e tabaco poderia causar importantes danos para saúde física, psicológica e social dos adolescentes e jovens. Por isso, a adopção e a implementação de programas direcionados na prevenção do consumo de substâncias aditivas é um objectivo da maioria dos países. Um aspecto muito falado é o papel da escola, seja como agente transformador, seja como lócus propiciador do ambiente que exacerba as condições para o uso de drogas. Os estudos sobre factores protectores tendem actualmente a enfatizar o processo de formação da resiliência e a importância da inteligência emocional. Objetivos: (a) Analisar a predição das atitudes ante o consumo de substâncias aditivas pelos adolescentes angolanos partindo da sua inteligência emocional e da resiliência; (b) Propor programas de intervenção na escola, com base na psicologia positiva, que visem à prevenção do consumo de álcool e tabaco nos adolescentes. A nossa hipótese de partida é que a inteligência emocional e a resiliência são factores protectores contra a tendência ao consumo de substâncias aditivas nos adolescentes. Metodologia: Quantitativa e transversal. Participaram no estudo 1240 alunos da província de Luanda (Angola) que responderam a Escala de Inteligência Emocional, a Escala de Resiliência e a Escala de atitudes ante o Consumo de Drogas. Foram realizadas Análises Factoriais Confirmatórias (CFA) para comprovar se a estrutura factorial dos instrumentos se adequava a amostra estudada; Calcularam-se as Correlações bivariadas entre as variáveis estudadas e a Regressão linear para predizer as atitudes dos adolescentes ante o consumo de substâncias aditivas. Resultados e Conclusão: comprova-se a capacidade preditiva da resiliência em três das cinco variáveis das atitudes ante o consumo de drogas. Também se observa que a avaliação das emoções dos outros e o uso da emoção, são preditoras e significativas da influência da família na evitação, ou no banir do consumo de drogas por parte dos adolescentes. Estas revelações são discutidas pelas suas possíveis implicações para propostas de programas preventivos na escola face o consumo de álcool e tabaco pelos adolescentes.

Author(s):

José Marcos Barrica    
Departamento: de Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Universidade Agostinho Neto. Luanda
Angola

Desde 1981 professor do ensino geral no Lubango, Angola; professor de Psicologia Geral e Psicologia Social nos cursos pré-universitário e universitário. É docente vinculado ao departamento de ciências da educação do ISCED/Luanda da Universidade Agostinho Neto e professor honorário do ISCE de Lisboa/Portugal.
Principais linhas de investigação: Motivações dos jovens e adolescentes no contexto escolar e familiar; resiliência.

Isabel Maria Romero Fernandez de Carvalho    
Departamento: de Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Universidade Katyavala Bwila. Benguela
Angola

Desde 1984 professora do ensino geral na província de Luanda. Actualmente docente de psicologia social, metodologia e prática docente no departamento de ciências da educação do ISCED/ Benguela da Universidade Katyavala Bwila. Principais linhas de investigação: A problemática da adolescência e o consumo de drogas no contexto familiar e escolar; A importância dos apoios ao deficiente visual e o rendimento escolar.

Melchor Gutiérrez    
Dpto. de Psicología Evolutiva y de la Educación. Universidad de Valencia
Spain

Profesor de Educación General Básica y Dr. en Psicología. Actualmente imparte docencia en la Facultad de Magisterio y en la Facultad de Ciencias de la Educación Física y el Deporte de la Universidad de Valencia (España). Principales líneas de investigación: Socialización infantil y juvenil en el contexto familiar y escolar.

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2012 Zakon Group LLC